quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Clerodendrum ugandense



Esta é daquelas plantas que se experimenta e se aprova. Não é mais um Clerodendrum, pois não tem tido problemas nem com o frio nem com o sol de chapa. As flores são de uma preciosidade e tonalidade raras e vai dando sempre flores por "flushes" e com um bom crescimento.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Brighamia insignis



Como gostos não se discutem, muitas pessoas não acham nada de especial a esta "Palmeira do Hawai". Este é um caso da ignorância do Homem que ao ter "acidentalmente" introduzido espécies exóticas em ecosistemas sensiveis levou à extinção duma borboleta, única responsável pela polinização desta espécie. http://en.wikipedia.org/wiki/Brighamia_insignis . Agora esta espécie apenas existe devido à "polinização assistida" e entre outros programas existentes no mundo aquelas que nós temos parte das vendas reverte para um fundo de conservação da flora autóctone do Hawai

domingo, 25 de outubro de 2009

Thunbergia laurifolia


Um dos "ex-libris" do Centro. Também não admira com a sua exuberância de flores desde a Primavera até meio do Outono e folhagem que não fica atrás. Sofre sempre no Inverno mas volta em força na Primavera seguinte. Este ano cortamos a um metro do chão e ai está o crescimento em poucos meses. Infelizmente é uma planta que não se encontra no mercado mas finalmente conseguimos propagá-la e para o ano que vêm é ver toda a gente com uma no seus quintais.

Cymbidium erythraeum


Este é uma "daquelas" espécies que fazem virar a cabeça. Pode não ter o tamanho e exuberância dos hibridos modernos, mas o seu perfume e cores fazem virar a cabeça.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

teste


para começar a ver se conseguimos funcionar com isto uma foto (antiga) do nosso espaço
 
> >