domingo, 29 de novembro de 2009

Gaura

Infelizmente já não sabemos o nome desta variedade de Gaura, mas como todas as outras presenteia-nos de flores ao longo de todo o ano e faz um arbusto bem composto muito rápidamente. Esta especificamente tem dois anos e já foi cortada três vezes. Existem em diferentes tons de rosa e mesmo brancas. Esta variedade tem o escape floral mais curto, mas existem com escapes de mais de um metro acima da folhagem.

domingo, 22 de novembro de 2009

Loropetalum chinense "daybreak flame"

De todos os Loropetalum que conhecemos, esta variedade é aquela que nos dá mais satisfação pois a intensidade da cor das folhas varaia com a estação e em pleno Verão está completamente escarlante. Para além do mais tem as flores a ajudar ...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Picea pungens

Uma árvore muito associada ao Natal mas que exprime a sua maior beleza no início da Primavera com o crescimento dos ramos de uma cor mesmo "azulada" muito mais intensa do que no resto do ano. Esta está plantada há quatro anos no nosso Centro de Jardinagem e ao contrário do habitual deste genero, todos os anos faz novos lançamentos exponecialmente maiores. Foi uma experiência bem sucedida e é vê-la a crescer. Experiência porque existe um "mito" de que a sul do Tejo não conseguiria sobreviver muito tempo à nossa radiação solar.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cymbidium hibrido

Este é um Cymbidium hibrido novo no mercado que ainda não sei o nome. Cada vez mais começam a existir este hibridos minis e com um hábito pendente que quando são plantas maiores fazem uma composição magnifica.


Mais um hibrido mini, este com dois anos de casa e já se nota o aumento de hastes florais.

domingo, 15 de novembro de 2009

Cymbiums hibridos

Durantes uns mesinhos tenham um pouco de paciência, mas como a época dos Cymbidiums começou vão aparecer muitos por aqui.

Cymbdium "Casuda"
Embora tenha uma flor pequena compensa, como é normal em hibridos com este tamanho, com a quantidade de hastes e flores. É impressionante a cor laranja forte deste piquinino e os meses (3)que aguenta em flor.


Cymbidium "Badrock"
Embora o vermelho não seja muito intenso as flores são de um tamanho enorme.


Cymbidium "Jurassic amber - raptor"
Bem escolhido o nome deste maroto. Reparem bem no labelo, não faz lembrar um predador antigo?

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Chamaerops humilis



A "NOSSA" palmeira das vassouras. É a única palmeira edémica da Peninsula Ibérica e pode ser encontrada ainda com alguma facilidade pelos campos do Algarve embora nunca se veja com mais de 30 a 40cm de altura. Agora se cuidarmos bem dela com água e adubo q.b. ve-se crescer de ano para ano. Por mais que se limpe os troncos, eles vão sempre rebentado e fica assim com um ar arbustivo e um/s tronco/s principal. Cuidado com os "picos"!!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cassia didymobotrya



ESta é uma das raras plantas em floração o ano inteiro, com um amarelo intenso e uns escapes florais que parecem nunca terminar de crescer. Embora possa sofre um pouco com Invernos mais rigorosos o seu rápido crescimento faz esquecer pelo que passou. Para além do mais tem um cheirinho a "alcagoitas" aka amendoins acabadas de torrar hummmmmmmm que faz crescer água na boca.

sábado, 7 de novembro de 2009

Cymbidium tracyanum



A segunda espécie (de sete em botão) de Cymbidium a florir. Embora seja um pouco parecido com o Cymbidium erythraeum, o tracyanum não tem o labelo branco, tem flores enormes e um perfume ainda mais intenso. É um verdadeiro "eye catcher". É claro que o primeiro a abrir as flores durou cinco minutos em esposição ...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Liquidambar styraciflua



Não é mais uma árvore com cores outonais como existem várias mais ou menos espectaculares. Embora exista uma grande variedade dentro da espécie em relação ao "timing" de mudança de cores a diferença nesta árvore são os ramos que com a idade vão "encarquilhando" cada vez mais o que trás uma atracção suplementar durante o Inverno. O único senão são as folhas com as cores outonais cairem rapidamente com um qualquer vento.


domingo, 1 de novembro de 2009

Cyperus papyrus


Engraçado ter no jardim a planta com a qual começou a escrita em "larga escala" não é? É uma das plantas que está no nosso lago e embora não cresça muito em altura na água (temos uma com mais de 4 metros ???!!!! no "backyard" no solo)espalha-se muito bem pelos rizomas e tem que ser controlado frequentemente.
 
> >